quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fotografia em Estúdio

Em Junho e Julho, a Oficina de Fotografia realizou sessões de modelo vivo com Cris Ferrantini e fotografia de objetos com luz contínua em mesa com fundo infinito. Foram centenas de fotos, e dentre elas, apresentamos uma pequena mostra do trabalho realizado. Esta presente exposição teve a autorização da modelo para serem inseridas neste blog.  Sobre ela, citamos na legenda da última foto.

Antonio Pulquerio

Vilma de Azevedo


Shirley Pereira


Kleber Melo


Joilton Elias                           Elisabete Oliveira


Cris Ferrantini é modelo e atriz. Como modelo, posa para a Belas Artes de S. Paulo, Pinacoteca e vários artistas e fotógrafos profissionais. Como atriz faz parte do Grupo Sensus. No período destas fotos, Cris Ferrantini estava num espetáculo na Casa das Rosas, Kínesis, uma performance onde o público fica com os olhos vendados e recebe uma série de estímulos sensitivos enquanto textos são ditos ao "pé do ouvido". Alguns fotógrafos estiveram presentes ao espetáculo e conheceram melhor o trabalho artístico da modelo.
Foi a quinta vez que Cris Ferrantini trabalhou no estúdio do Memorial Penha de França, que agradece a gentileza de ter autorizado esta pequena mostra, mesmo tendo sido realizada apenas com o caráter didático.

BREVEMENTE SERÃO INCLUÍDAS OUTRAS FOTOS DESTAS SESSÕES
com a devida autorização de Cris Ferrantini.




Nos dias em que foram realizadas as sessões com Cris Ferrantini, foram montadas algumas mesas com fundo infinito para fotografar objetos.
O artesanato destas montagens foi o objetivo principal. Tudo feito com material barato, de forma simples e de excelente resultado. Lãmpadas eletrônicas em suporte de abajur com rebatedores de isopor e fundo infinito com papel cartão.
Fundo infinito branco com papel cartão e lâmpadas de potência distinta para produzir uma sombra suave. Foto de Janaina Bertunes.

Fundo infinito preto para contrastar com objetos muito claros. Foto de Viviane Marques. Abaixo, algumas fotos obtidas nesta experiência.


Sirlene Hillesheim


Janaina Bertunes


Sirlene Hillesheim

A luz do farol foi obtida com uma lanterna. Foto de Edna Canali


Jacomo Olivi


Cleyde Marino